FISOSTIGMA VENENOSUM

 Feijão Calabar

Este remédio e seu princípio ativo, Eserine , são uma adição valiosa à Matéria Médica. Estimula o coração, aumenta a pressão arterial e aumenta o peristaltismo. Provoca contração da pupila e dos músculos ciliares. Induz uma condição de miopia. Irritação espinhal , perda de motilidade, prostração, com vértebras muito sensíveis Tremores fibrilares. Rigidez dos músculos; paralisia. Diminui a atividade motora e reflexa da medula e causa perda da sensibilidade à dor, fraqueza muscular, seguida de paralisia completa, embora a contratilidade muscular não seja prejudicada. Paralisia e tremores, coreia. Irritação meníngea, com rigidez dos músculos. Tétanoe trismo. Polimielite anterior. Eserine é usado localmente para produzir a contração da pupila.


Cabeça .-- Dor constante no topo; vertigem, com sensação constritiva de cabeça. Dor nas órbitas; não suporta levantar as pálpebras . Meningite cérebro-espinhal; rigidez tetânica geral. Condições espásticas dos músculos faciais.

Olhos .-- Cegueira noturna (ao lado: Bothrops ); fotofobia; contração das pupilas; espasmos dos músculos oculares . Lagophthalmus. Muscæ volitantes; flashes de luz; cegueira parcial. Glaucoma ; paresia de acomodação; astigmatismo. Lacrimejamento profuso. Espasmo dos músculos ciliares, com irritabilidade após o uso dos olhos. Aumentando a miopia . Paralisia pós-diftérica dos músculos oculares e de acomodação.

Nariz .-- Coriza fluente; ardor e formigamento nas narinas; nariz cheio e quente. Bolhas de febre ao redor das narinas.

Boca .-- A língua está dolorida na ponta . Sentindo como se uma bola subisse pela garganta.

Garganta .-- Forte pulsação do coração sentida na garganta.

Estômago .-- Grande dor imediatamente após comer. Sensível à pressão na região epigástrica. A dor se estende ao peito e braços. Gastralgia; constipação crônica.

Feminino .-- Menstruação irregular, com palpitações. Congestão de olhos. Músculos rígidos.

Coração .-- pulso fraco; palpitação; ação espasmódica, com sensação de pulsação por todo o corpo. Batimentos cardíacos nitidamente perceptíveis no peito e na cabeça. Sentiu o coração vibrar na garganta . Degeneração gordurosa ( Cup ac ).

Extremidades .-- Dor no espaço poplíteo direito . Ardor e formigamento na espinha. Mãos e pés dormentes. Estremecimento repentino de membros ao adormecer. Convulsões tetânicas. Ataxia locomotora. Dormência nas partes paralisadas, cólicas nos membros.

Relação .-- Compare: Eserina - o alcalóide do Fisostigma - (retarda a ação do coração e aumenta a tensão arterial; no espasmo ciliar e astigmatismo espasmódicodevido à ação irregular dos músculos ciliares; blefarrespasmos; pupilas contraídas . Espasmos das pálpebras, dor dos globos oculares, visão turva após o uso dos olhos , dores ao redor dos olhos e na cabeça). Usado localmente para contratar o aluno. A Eserina contrai as pupilas dilatadas pela Atropina , mas não as dilatadas pelo Gelsemium . Internamente 6x.

Salicilato de Eserina (paralisia intestinal pós-operatória; meteorismo. Hipodermicamente 1 / 60-1 / 40 gr).

Compare também: Muscarin; Conium; Curare; Géis; Thebainum (tétano); Piperazinum - (Condições de ácido úrico. Prurido. Gota e cálculos urinários. Dor nas costas constante . Pele seca, urina escassa. Urtrite reumática. Dê um grão por dia em água carbonatada. Primeira e segunda trituração decimal três vezes ao dia).

Antídoto: Atropia . Em doses medicamentosas completas irá aliviar a maioria dos efeitos da fisostigmina .

Dose .-- Terceira potência. O sulfato neutro de Eserina é instilado no olho, de meio a quatro grãos a uma onça de água destilada, para induzir a contração da pupila , na midríase, lesões oculares, irite, úlceras da córnea, etc.

Fonte: por William BOERICKE,